Skip to main content

Muito emocionante o Trampolim (programa que faço na STV) ter estreado na Rede Minas, a TV educativa mineira que eu tanto amo. Todo sábado, 11h. Quem está aí em Minas já pode me ver daqui! Aproveito pra agradecer demais ao Robson Moreira, diretor de programação da STV e ao Israel do Vale, diretor de produção e programação da Rede Minas. Essa parceria vai longe!

Sobre o amor que tenho pela TV Minas, tento escrever...

A Rede Minas foi onde me formei. Ninguém se forma em faculdade, né? Na faculdade vc deixa de ser menino de colégio, aprende a correr atrás do que gosta, a buscar leituras, em vez de esperar o professor indicá-las. Estuda no bar, conhece gente de todo tipo, de todas as áreas, abre a cabeça... Mas aprender uma profissão, só trabalhando. E a Rede Minas foi essa segunda casa minha, onde entrei pela primeira vez num estúdio, onde temi a câmera, as luzes e os entrevistados, onde chorei mto por pura inexperiência, onde aprendi muito do pouco que sei hoje. O legal de lá é que vc aprende errando. Ninguém te ensina, vc só desenvolve se prestar atenção no que faz e tentar fazer melhor, sem ninguém te cobrar isso. Lá entrei como estagiária do Atendimento ao Telespectador. Resumindo: eu era telefonista. Sabia que nunca teria um padrinho ou amigo pra me botar em uma emissora ou em qualquer outro trabalho jornalístico. Então aceitei uma vaga que nenhum estudante de comunicação da UFMG aceitava. Na entrevista, avisei à coordenadora: - "Enquanto eu estiver aqui, farei o melhor trabalho que puder, mas não pretendo ficar muito tempo neste setor.” Pra mim, era uma porta de entrada pra televisão. Acho que ela gostou da minha sinceridade e acabei pegando. Mudei todo o relatório que era entregue à diretoria, acrescentei perguntas, mexi na abordagem, no visual. E curti a experiência de ter o contato direto com telespectadores, conhecer todos os programas. Tinha telespectador que ligava só pra bater papo comigo. Mto engraçado! Eu lia muito enquanto trabalhava e tentava entender o funcionamento da emissora. Um mês depois me chamaram pra produzir um programa, como estagiária ainda. Entrei num curso de Power Point na época e era nesse software paupérrimo em recursos que comecei, por minha conta, a fazer todas as vinhetas e artes do programa TV Interativa. O setor de Arte era tão burocrático que a diretora do programa (Roberta Zampetti, adoro vc!) amou a iniciativa de resolver esse problema na produção mesmo. Lembro que cada tela que eu fazia custava pro cliente uns 60 reais. Eu produzia mais de 100 telas por mês. Mas meu salário, suado, era 180. Me contrataram antes mesmo de eu me formar em Publicidade, pq meu contrato de estagiária completava já 1 ano, por apenas o dobro do que ganhava como estagiária. Um tempo depois, rolou um teste com todas as mulheres que trabalhavam na TV, para apresentar um programa de música. Fui lá sem experiência alguma e acabei passando. Comecei a apresentar o Especial Rede Minas, enquanto produzia a TV Interativa. O diretor do Especial saiu, o estagiário tb, cansados com o pouco valor e estrutura que davam ao programa. Me chamaram pra cuidar de toda a produção do programa sozinha. Por causa da minha pouca idade, cortei o cabelo bem curto pra passar credibilidade. rsrs Na época, emagreci mto de tanto trabalhar! Conseguia terminar de editar o programa às 22h pra ser exibido às 23h da sexta. Eu dirigia, apresentava, redigia, acompanhava as externas dos shows, entrevistava, servia café, tudo! Se eu ficasse doente 1 dia durante a semana, o programa era reprisado pq não dava tempo de fazer tudo. E ainda tinha fôlego pra fazer mais dois cursos: Jornalismo, de manhã, na UFMG, e Design, à noite, na UEMG. Loucura total! Bom, me apaixonei pelo Especial, pelos músicos, pela equipe de externas, pelos funcionários da TV. Vibrava por trabalhar diariamente por um antigo amor: a música. Gostava tanto que fiquei no Especial por 6 anos. Entrevistei muita gente que admiro, fui a shows memoráveis... Consegui estruturar bem o setor, ganhei estagiários e dois produtores (Evandro e Nico, que saudades!). Fizemos uma super festa de aniversário de 7 anos de programa, com músicos renomados tocando de graça pra arrecadar alimentos para os desabrigados da chuva. Inesquecível! Enfim, no ano passado, tive que respirar fundo pra virar essa página pesada e vir pra São Paulo. Não foi fácil mesmo! Mas isso já é outra história... Isso tudo foi só pra falar sobre o carinho que tenho pela Rede Minas. É imensurável! Não cabe em palavras, só em lembranças de um tempo bom e difícil.

Comments

Anonymous said…
DE vc é demais, que lição de garra e dinamismo que acabei de ler sobre sua caminhada profissional que ainda vai longe....Isso ai Garota vc terá muitas outras vitórias Torço por vc e sou a sua fã.
Um beijo bem grande
Anonymous said…
DE esqueçi de falar que este comentario acima é o meu da Nádinha hehehheh estou apanhando do seu blog hehehehhe
DENISE BARRA said…
Ai, gente, eu fico até sem palavras para agradecer vocês!!
Nossa, fico muito feliz mesmo só de saber que ajudo de alguma forma, que incentivo, que dou força pra vcs. Olha, eu poderia contar inúmeros casos aqui de quanto penei na minha profissão (e sofro até hoje). Qdo comecei, era repórter de um jornal dizendo que eu era um "bebê" pra dirigir um programa, era diretor falando que eu não tinha voz boa pra apresentar, era cinegrafista que não respeitava minhas ordens pq eu era recém-formada, era diretora com inveja do meu trabalho e fazendo de tudo para dificultá-lo, era colega "puxando tapete"... Mas disso tudo eu nunca me lembro e nunca dou muito valor. Não fico lastimando, reclamando, remoendo. Acho que cada um dá o que pode, o que é capaz. Não posso querer receber o melhor de todas as pessoas. Acho que o segredo está aí: pensar em como as críticas podem servir pra vc, sem dar muito valor a elas. E se apegar aos elogios (sempre me guiei pelos telespectadores e entrevistados), sem tb se sentir melhor que os outros por isso. Ou seja, equilíbrio e confiança no que vc pensa sobre vc e sobre seu trabalho. E querer aprender sempre mais! Tentar fazer diferente do que vc faz. Não parar de correr atrás do que vc sonha. Ninguém pode fazer isso por vc! Se vc não fizer, não vai acontecer.

Deixa eu correr, depois escrevo mais... Estou atrasada com o roteiro de uma matéria aqui!

Aldo, perdas e obstáculos fazem parte da vida toda. Cabe a vc compensá-los com alegrias que vc pode conquistar.

Betinho, muuuuuuuuitíssimo obrigada pelo poema. Demais mesmo, emocionante!!!

Nádinha, saudade de vc e da sua empolgação de viver! Qdo vc vem ao Brasil?

bjs em todos! Aproveitem o feriado!
D
Anonymous said…
EU SOU SUA FÃ DESDE OS 6 ANINHOS QDO APRENDEMOS A LER JUNTAS! VC MEREÇE TODO SEU SUCESSO...AGORA NA REDE TV NÃO SINTO TANTAS SAUDADES. TE ADORO!!!!

SANDRINHA
Anonymous said…
Foi a primeira vez que entrei no seu blog (falha minha, mas a vida tá muito corrida) e quando li o que vc escreveu sobre a Rede Minas me emocionei. Que saudades daquela época em que era só você, eu e o Nico. Quanta diferença pra o que é hoje. Emfim, o que eu tenho pra te dizer é que vc foi, é e sempre vai ser a minha referência de profissionalismo,competência, carinho, compreensão e tudo de mais valioso que um pessoa pode ter. Se hoje eu sobrevivi na Rede Minas foi graças aos seus ensinamentos e a sua paciência. Cresci e aprendi muito ao seu lado.
Denise vc é realmente uma pessoa iluminada e que eu vou admirar e respeitar sempre.
Um grade abraço do seu eterno fã.
Evandro

Popular posts from this blog

Beleza na Comunidade - Acre

Biographie

Denise Barra est née en 1976 au Brésil. En 1995 et jusqu’en 1998, elle passe une licence universitaire en publicité dans l'Université Fédérale du Minas Gerais, reconnue comme l'une des meilleures du pays. Denise en ressort diplômée avec les honneurs. De novembre 1997 à janvier 2004, elle est productrice, présentatrice de télévision et éditrice d’une émission hebdomadaire sur la musique dans la chaîne de télévision de l’Etat du Minas Gerais (Brésil). En 1998 et pendant 4 ans, elle passe une licence universitaire en design graphique et en 1999 jusqu’en 2001 dans le domaine du journalisme. De septembre 2001 à juillet 2004, Denise Barra travaille en tant que reporter TV pour la culture et le divertissement dans la plus importante chaîne de télévision du Brésil, Multishow (Globosat, TV Globo), à Rio de Janeiro. En février 2004 et pendant deux ans, Denise Barra est présentatrice télé et journaliste pour les nouvelles du sport à Sao Paulo, dans une émission très traditionnelle, à
Eu e o ator Leonardo Branchi nos bastidores da gravação da novela Vidas Opostas.