Skip to main content
Agora entendi a cor do uniforme dos meninos que entram de mãos dadas com os jogadores em todos os jogos da Copa. Eu estava achando que vinha das cores da bandeira alemã (vermelha, amarela e preta). Mas não. É o Mac Donalds invandindo até os campos de futebol subliminarmente. Pior do que fã que pára os jogos por 1 minuto de fama. Deixo aqui um texto sobre isto extraído do blog do José Roberto Torero, roteirista dos bons. Ele fala de um comercial do Mcdonald’s que está rolando na Alemanha e dessa estratégia de Mkt. Quem quiser dar um pulo no blog do Torero, recomendo: blogdotorero.blog.uol.com.br.



Big apelação
Não sei se passa aí, mas passa aqui. E de cinco em cinco minutos. Trata-se de um comercial do Mcdonald’s em que os jogadores correm de mãos dadas com criancinhas durante um jogo de futebol.



Estas crianças são aquelas que entram de mãos dadas com os jogadores antes do início de cada jogo. Não reparou? Pode reparar. Os jogadores sempre entram de mãos dadas com crianças vestidas de amarelo e vermelho, as cores do Mcdonald’s. Ou seja, o que parece um ato singelo na verdade é um merchandaizim apelativo.



Vejo vários problemas nisso. Em segundo lugar, é como se cada jogador entrasse com um cartaz da companhia na mão. Sem ganhar nada para isso, eles estão sendo garotos propaganda de sanduíche. No caso de Ronaldo, isso pode até gerar piadas de mau gosto (como essa).



Mas a questão principal é usar crianças para este tipo de comercial. Criança merece mais respeito. Colocá-las correndo feito doidas em campo (no comercial de tevê) e usá-las como símbolo de um tipo de comida não exatamente saudável sanduíche não me parece certo. Sem falar no golpe baixo que é colocá-las ao lado dos jogadores, de mãozinhas dadas, para entrar em campo. Que atleta terá coragem de não dar a mão ao petiz-anúncio? Nenhum.



O Mcdonald’s quer com isso ligar seu nome, ao mesmo tempo, às crianças e ao esporte. À infância e à saúde. Mas pelo menos para mim, o efeito foi contrário. Eu, que sou um razoável consumidor de bigueméquis, fiquei de estômago embrulhado com tal apelação.



Isso pode parecer não ter nada a ver com futebol. Mas, infelizmente, tem.

Comments

F.D. said…
Oi Denise,

Confesso que nunca associei a imagem daquelas crianças de mãos dadas com os jogadores com a marca do Mac Donalds. Na verdade se não fosse por esse texto que você postou, a Copa acabaria e eu nem teria feito associação alguma.

Mas será que é isso mesmo? Foi realmente confirmado "oficialmente" que as crianças de vermelho e amarelo fazem parte de uma campanha obscura por parte do Mac Donalds? Porque é muito difícil se associar uma coisa a outra.

Não seriam aquelas crianças parte da própria campanha da FIFA em relação a promoção dos jogos? Porque (caso você não tenha reparado), geralmente são as crianças que tiram aquele pano com o símbolo da Copa e que geralmente fica no meio do estádio enquanto os hinos são tocados (ou no caso do hino nacional, tocado pela metade, infelizmente).

Bom, se tiver mesmo alguma ligação das crianças com o Mac Donalds isso eu não sei, mas sei que realmente antes do jogo (e no intervalo) e também no final de cada partida realmente colocam sim uma propaganda do Mac Donalds no ar, mas acho que isso é apenas aqui no Brasil, e não tenho certeza se o mesmo acontece nos outros países.

Bom, mas de qualquer forma, está aí uma coisa pra gente parar pra pensar. Será que as crianças de vermelho e amarelo tem realmente alguma coisa a ver com o Mac Donalds? (O__O)' Agora até eu fiquei na dúvida.

Popular posts from this blog

Beleza na Comunidade - Acre

Eu e o ator Leonardo Branchi nos bastidores da gravação da novela Vidas Opostas.

Biographie

Denise Barra est née en 1976 au Brésil. En 1995 et jusqu’en 1998, elle passe une licence universitaire en publicité dans l'Université Fédérale du Minas Gerais, reconnue comme l'une des meilleures du pays. Denise en ressort diplômée avec les honneurs. De novembre 1997 à janvier 2004, elle est productrice, présentatrice de télévision et éditrice d’une émission hebdomadaire sur la musique dans la chaîne de télévision de l’Etat du Minas Gerais (Brésil). En 1998 et pendant 4 ans, elle passe une licence universitaire en design graphique et en 1999 jusqu’en 2001 dans le domaine du journalisme. De septembre 2001 à juillet 2004, Denise Barra travaille en tant que reporter TV pour la culture et le divertissement dans la plus importante chaîne de télévision du Brésil, Multishow (Globosat, TV Globo), à Rio de Janeiro. En février 2004 et pendant deux ans, Denise Barra est présentatrice télé et journaliste pour les nouvelles du sport à Sao Paulo, dans une émission très traditionnelle, à