Skip to main content


A poesia de Chico chegou antes dele pra mim. Até hoje guardo uma fita cassete de áudio que minha mãe gravou. Ela dizia, na gravação, com uma voz distorcida de equipamento antigo: "Denise, com 3 anos". Aí, entre pausas (para respirar ou para chamar a atenção da mamãe, como: "Manhê, tô de bota!"), eu cantava, com uma voz de bebê afinada: "Pai, afasta de mim esse cálice... de vinho TANTO de sangue." Naquela época, o vinho tinto não existia pra mim, por isso eu substituía "tinto" por "tanto". E seguia cantando, sem saber que já engrossava o côro de fãs de Chico Buarque. Na ingenuidade de meu timbre infantil, dava voz ao hino contra a ditadura.
Sempre que ouço à fita me emociono.

Depois Chico voltou a aparecer, no musical Os Saltimbancos. Eu adorava a música dos gatos, mas eu nem sabia que era dele.

O nome "Chico Buarque" eu li aos 9 anos, numa partitura. Eu já fazia aulas de piano desde os 7, mas me entediava com os exercícios que a professora clássica passava: Bach, Bethoven e outros de difícil compreensão para uma menina da minha idade. Até que Beatriz, a professora, me apresentou o autor de "Beatriz", mas com outra preciosidade: "Valsinha". Descobri um piano que não conhecia, aprendi que podia tocar enquanto cantava. Percebi que de bemóis e sustenidos poderia nascer, das teclas, uma música parecida comigo. E eu imaginava toda aquela história do homem que chegou diferente, a mulher apaixonada, o casal que tinha os rostos dos meus pais... e o dia amanhecendo em paz na pracinha da cidade onde meus pais nasceram.

É por isso que hoje é um dia muito especial pra mim: vou ver o Chico no Tom Brasil! E para beber, pedirei uma taça de vinho tinto.

D

Comments

Gabi Mancini said…
Q lindo, Dê! E ontem eu tive o privilégio de beber váaarias taças de vinho tinto com vc escutando Chico! Delícia! Beijo grande
DENISE BARRA said…
Gabi fofa!! Foi otimo ter vc aqui em casa!! Volte mto mais! O show do Chico foi inacreditavel!!!!!!!!!!!!!!!!!!
To nas nuvens ate agora. Acho que vou de novo, vc se anima?
bjs
D

Popular posts from this blog

Beleza na Comunidade - Acre

Eu e o ator Leonardo Branchi nos bastidores da gravação da novela Vidas Opostas.

Biographie

Denise Barra est née en 1976 au Brésil. En 1995 et jusqu’en 1998, elle passe une licence universitaire en publicité dans l'Université Fédérale du Minas Gerais, reconnue comme l'une des meilleures du pays. Denise en ressort diplômée avec les honneurs. De novembre 1997 à janvier 2004, elle est productrice, présentatrice de télévision et éditrice d’une émission hebdomadaire sur la musique dans la chaîne de télévision de l’Etat du Minas Gerais (Brésil). En 1998 et pendant 4 ans, elle passe une licence universitaire en design graphique et en 1999 jusqu’en 2001 dans le domaine du journalisme. De septembre 2001 à juillet 2004, Denise Barra travaille en tant que reporter TV pour la culture et le divertissement dans la plus importante chaîne de télévision du Brésil, Multishow (Globosat, TV Globo), à Rio de Janeiro. En février 2004 et pendant deux ans, Denise Barra est présentatrice télé et journaliste pour les nouvelles du sport à Sao Paulo, dans une émission très traditionnelle, à